Deputado Federal Zé Silva
  • Home
  • Conheça o Zé
    • Minha História
    • Biografia
  • Por você e por Minas Gerais
  • Notícias
    • Pé na Estrada
    • Acervo até 2016
  • Artigos
  • Trabalho Parlamentar
  • Discursos
  • Mídia
    • Publicações do mandato – Deputado Zé Silva
    • Vídeos
    • Podcasts
  • Contato

Deputado Federal Zé Silva

  • Home
  • Conheça o Zé
    • Minha História
    • Biografia
  • Por você e por Minas Gerais
  • Notícias
    • Pé na Estrada
    • Acervo até 2016
  • Artigos
  • Trabalho Parlamentar
  • Discursos
  • Mídia
    • Publicações do mandato – Deputado Zé Silva
    • Vídeos
    • Podcasts
  • Contato
Acervo até 2016

Reflexões do Dia da Extensão Rural

por limonarte dezembro 9, 2016
dezembro 9, 2016
unnamed

Reflexões do Dia da Extensão Rural unnamed

 

 

Zé Silva (*)

Cumprimento fraternalmente os colegas extensionistas, de Minas e do Brasil, pelo Dia da Extensão Rural, comemorado na terça-feira 6 de dezembro,  pelos 68 anos de criação da Emater-MG, pioneira desses serviços e modelo inicial para as demais entidades de assistência técnica e extensão rural (Ater). Presente hoje em todos os Estados e em 96% dos municípios brasileiros, os serviços da extensão rural são uma ferramenta indispensável para o nosso desenvolvimento.

 

Indispensável porque atuam num setor fundamental para a macroeconomia, que é a agricultura familiar e toda a cadeia de serviços e d e oportunidades de negócios que são gerados pelas suas atividades. Ainda nesse campo da macroeconomia, os serviços da extensão contribuíram para reduzir a pobreza multidimensional crônica no meio rural de 28,6% da população, em 2002, para 4,9% em 2013, impactando positivamente nos níveis de consumo e na inclusão social.

Também devido às políticas de credito direcionadas para a agricultura familiar, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em maio deste ano, circulavam em nossa economia R$ 65 bilhões, resultado de três milhões de contratos feitos pelos agricultores familiares. Cerca de 80% dos produtores rurais brasileiros são desse setor.

 

Essas são apenas algumas informações que mostram a importância e a necessidade de fortalecimento da extensão rural. E isso porque, efetivamente, aumentam cada vez mais os desafios e demandas de soluções em áreas como segurança alimentar, produção de alimentos e preservação ambiental, redução de pobreza e desigualdades sociais, geração de renda e trabalho e empreendedorismo.

 

Nesse sentido, tivemos a oportunidade de iniciar movimento nacional ainda em 2005, e em 2011, já na Câmara dos Deputados, aprovar a proposta de criação da Agência Nacional de Ater (Anater), conquista que certamente vai estar na base para esse fortalecimento das Emateres. Sua consolidação vai garantir uma gestão racional e desburocratizada dos recursos e demais processos.

 

Este é um momento de inflexão histórico, de consolidação da sustentabilidade empresarial para alcançar mais eficiência e mais e melhores resultados para a agricultura familiar e toda a sociedade.

 

 

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en “Genérico Zithromax“. ¿Cómo puede obtener información detallada sobre “Genérico Zitromax“? Más información adicional sobre Kamagra disponible en “Genérico Azitromicina“. Si necesita tomar una decisión medicamentos recetados, pídale a su médico forense que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico de cabecera si es alérgico a cualquier cosa.

0
FacebookTwitterGoogle +Pinterest
post anterior
Reconhecimento: quem faz diferença na vida de agricultores familiares
próximo post
Câmara dos Deputados promove seminário para debater o Sistema Agroflorestal Sucessional

Leia Mais

Garantia-Safra beneficia mais de 580 mil famílias em...

dezembro 29, 2016

Feliz Natal e um novo ano repleto de...

dezembro 23, 2016

Deputado Zé Silva participa de assinatura

dezembro 22, 2016

Importante comunicado!

dezembro 22, 2016

Previdência e população rural

dezembro 16, 2016

Previdência e população rural

dezembro 16, 2016

Deputado Zé Silva promove na Câmara dos Deputados...

dezembro 16, 2016

Convite!

dezembro 14, 2016

Câmara dos Deputados promove seminário para debater o...

dezembro 13, 2016

Reconhecimento: quem faz diferença na vida de agricultores...

dezembro 9, 2016
Saiba Mais Saiba Mais Saiba Mais Saiba Mais Saiba Mais Acesse todas as publicações Clique para baixar Agenda da Semana

Saiba Mais

Brasília

Câmara dos Deputados
Praça III Poderes, Anexo IV – Gabinete 608
Cep. 70.160-900
Brasília – DF
Telefone: 61 3215 5608

Belo Horizonte

Rua Alessandra Salum Cadar, 415 – sala 205
Bairro Buritis
Cep. 30.575-190
Belo Horizonte – MG
Telefone: 31 3646 8489

Facebook

Facebook
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Soundcloud
Footer Logo

© 2017 Zé Silva. Todos os direitos reservados.


Voltar ao topo