Facebook

Twiiter
YouTube

Mais que água para o homem do campo

 

" Perto de muita água, tudo é feliz"
Guimarães Rosa

 

O cenário é o mesmo dos contos do poeta mineiro Guimarães Rosa e o personagem principal não saiu de nenhum conto bíblico. Assim vamos contar, sem "titubear", uma história que aconteceu de verdade, lá no sertão das Minas Gerais.
O sol é tão forte que chega a romper o horizonte, os carcarás, os gaviões, os sabiás e bem-te-vis fazem parte de uma paisagem que quem conhece não esquece jamais. O gosto é de feijão de corda e de maxixe e o cheiro de pequi. Mas faltava água. Água pra tudo, até pra beber. Não foi milagre, foi um trabalho duro de um homem que levou água para o sertão mineiro. Com seu "jeitim" tranqüilo e sotaque carregado do triângulo mineiro, o presidente da Emater Zé Silva, trabalhou de sol a sol e levou água para mais de 43 mil famílias.
Dona Ana fez parte dessa história. Em uma visita técnica do presidente da Emater à comunidade rural de Mocambo, na cidade de São Francisco, norte de Minas, Zé Silva teve o prazer de conhecer essa pequena grande mulher. Líder comunitária da região, Dona Ana, não lutou apenas pelos doze filhos que gerou, lutou por uma comunidade inteira para transformar a vida dessa gente. Esse encontro mudou a visão do presidente da Emater. "Meu filho, tudo isso que a Emater faz é importante, é muito bom. Mas, ninguém aqui tem água dentro de casa para beber, para viver. Meu filho, não se esqueça da água para nossa vida". Debaixo de um frondoso pé de jatobá, essas foram às palavras da mulher que ajudou a mudar a história da extensão rural em Minas Gerais.
Zé Silva percebeu que antes de levar tecnologia, inovação e conhecimento ao meio rural, era necessário levar água para esses mineiros tão sofridos pela falta desse recurso essencial à sobrevivência.
De volta à capital mineira, Zé Silva traçou um novo direcionamento para a Emater/MG. Desenhou uma nova estratégia com projetos de abastecimentos de água. Junto ao Governo do Estado, o presidente articulou e o Projeto de Abastecimento de Água no Semi-Árido Mineiro foi implantado no sertão de Minas Gerais. Cinco milhões de reais investidos no aproveitamento de água subterrânea para as residências das comunidades beneficiadas.
Zé Silva começou uma luta incansável e levou água para milhares de pessoas. Caminhou, caminhou e chegou a todos os cantos do sertão de Minas. Essa trajetória fez com que o presidente da empresa mineira ficasse conhecido como o "Moisés do Sertão". Os adversários quiseram desmoralizar o presidente da Emater mas o trabalho desse homem que veio da "roça" e sempre lutou pelo meio rural nunca será esquecido por aqueles que receberam água para beber e para produzir. O "Moisés do Sertão" levou mais que água aos 188 municípios, levou esperança e uma vida mais humana para uma gente que reconhece e agradece o trabalho de Zé Silva.
Dona Ana, a mulher que carregou água na cabeça para matar a sede da família durante setenta e cinco anos, faleceu sem saber da importante contribuição que deu para o surgimento do "Moisés do Sertão". Zé Silva se lembra com emoção e com a sensação de dever cumprido quando conta essa história, mas consciente de que muito ainda precisa ser feito para melhorar a vida dos mineiros do semi-árido, personagens esses que foram inspiração para tantos poemas do eterno Guimarães Rosa.

 


Por supuesto, hay algunos asuntos que ustedes son debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede ser obtener información detallada sobre "Genérico Zitromax"? Más información sobre Kamagra disponible en en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.