Facebook

Twiiter
YouTube

O pequeno grande menino

 

Nascido em 11 de maio de 1963, no distrito de Alexandria no triângulo mineiro, José Silva Soares é o primeiro filho do casal Jair Soares e Francisca Aparecida de Jesus. Irmão de Maria Aparecida Soares Alves, o menino de pernas tortas foi para escola informal com sete anos de idade, sem documento, pois foi registrado somente aos onze anos.
José, assim como é chamado até hoje pela mãe, andava três quilômetros a pé para sentar em casqueiro de madeira e estudar. Uma doença na família levou o pai a se tratar em São Paulo e o filho a deixar a escola para ajudar a mãe na lida diária no campo.
O menino José aprendeu desde muito cedo a tirar da terra o sustento. Acordada às 3h da manhã para cultivar o solo, tirar leite e depois de todas as obrigações, quase ao por do sol, Dona Francisca o ensinava a ler e escrever, e assim, ele foi alfabetizado. Após um longo tempo na Associação de Combate ao Câncer, o pai, senhor Jair retornou para a família curado de um câncer de mama. Nesse momento, o filho com nove anos, voltou à escola rural.
O menino que sonhava em ser motorista de caminhão andava a cavalo arreado com o pai pela pequena propriedade da família. O pai fazia questão de ensinar ao filho a tirar da terra e colocar na mesa a sobrevivência e assim, José aprendeu a respeitar e amar a terra.
Os anos no campo fez do pequeno José um grande menino, que viu na mãe o exemplo de determinação, garra e coragem, no pai a persistência e luta pela sobrevivência no meio rural.
Os anos na roça trouxeram grandes lições para José Silva Soares, que fez da origem a bandeira da incansável luta pelo homem do campo no campo.

 

 


 

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede obtener información personal detallada sobre todo "Genérico Zitromax"? Más información personal sobre Kamagra disponible en en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en cuenta en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamentos, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

O primeiro grande desafio

 

José se mudou da zona rural para a casa dos avôs maternos Maria e Guilherme, no distrito de Alexandria. Estudou na Escola Estadual Dom Alexandre e depois de um ano se mudou para a cidade de Iturama. Na Escola Estadual Tiago de Queiroz José viveu um momento que até hoje o emociona ao lembrar. Em um concurso interno de poesia da Escola, José se inscreveu para interpretar os versos de um amigo e a professora estranhou: como um garoto que tinha vergonha de ler em sala de aula, faria tal proeza? Em uma atitude nada motivadora, a educadora levou esse pensamento ao garoto José que recebeu essa atitude como o primeiro desafio da vida. E como para o menino de Alexandria, desafio é o que o move, não poderia ser diferente: José venceu o Concurso e o melhor, ofereceu o prêmio à professora. A timidez foi aos poucos indo embora e no lugar veio um garoto que chamou atenção de toda escola, inclusive da moça Marinalva, a futura esposa. O prêmio por vencer o Concurso deu a José a oportunidade de participar do desfile de 07 de setembro, representando Dom Pedro I, o que fez despertar o grande amor pela pátria. Sempre bom aluno, a liderança de José começou a se destacar desde cedo: líder de sala e presidente do Centro Cívico da Escola foi só o começo da atuação de um jovem que sempre lutou por aquilo que acreditava. Cursou o ensino médio na Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa e mesmo com o apoio da família, teve que se virar para ajudar no sustento na cidade de Iturama. Sempre muito astuto, vendeu uma leitoa que ganhou, plantou uma lavoura de arroz e comprou a primeira bicicleta Monark da cidade, que foi o instrumento do primeiro trabalho como jornaleiro. Saía pelas ruas da cidade distribuindo mais que o jornal de todos os dias, José levava uma simpatia que encantou os moradores da "cidade das cachoeiras". Após trabalhar em uma lanchonete, o primeiro emprego formal foi na Caixa Econômica Federal, como estagiário. A vida na cidade era muito diferente da lida no campo, mas José Silva conseguia com a poesia se lembrar dos tempos de menino na roça. A influência política veio nessa época, através das histórias contadas por trabalhadores ex-participantes do Regime Militar, que carregavam no lugar de roupas, malas de livros e uma vontade de mudar o mundo.
Assim, José conheceu os Movimentos dos Trabalhadores, sem imaginar que no futuro não só faria parte dele, como exerceria um papel fundamental nessa luta.

 

Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede obtener buenas calificaciones información personal detallada sobre todo "Genérico Zitromax"? Más información sobre Kamagra disponible en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

O poeta militante

 

José Silva deixou a pequena cidade de Iturama, seguiu rumo a Paraguaçu, cidade ao sul de São Paulo e entrou na faculdade de Engenharia Agrônoma. O "Mineiro" assim como ficou conhecido nessa época, se tornou líder do Movimento Estudantil através de um ato de derrubada contra a então diretoria da escola. Mas, não apenas os ideais encheram o coração desse estudante. Enquanto morava fora, não deixou de visitar Iturama e nessas viagens reencontrou Marinalva, colega da época do colegial. A menina de sorriso largo e personalidade forte estudava em Uberlândia e também visitava a família na mesma cidade, assim começaram a namorar: ele em Paraguaçu e ela em Uberlândia. Mas não demorou e José conseguiu transferência para a Universidade Federal de Goiás. Morando na capital e atuando na diretoria do Centro Acadêmico de Agronomia, o "Mineiro" participou de um momento importante do Brasil: estudantes tomaram o Palácio do Planalto em um papel importante da juventude na construção da democracia. "A UNE somos nós, nossa força, e nossa voz" – essa era a palavra de ordem do movimento que o jovem com muito orgulho fez parte.
Após acontecimentos que mancharam de sangue a história do país, o então presidente José Sarney sancionou o projeto de lei que legalizou a UNE – União dos Estudantes e o ano de 1985 entrou para a história como o ano do poder jovem no Brasil. Como militante da UNE, o "Mineiro" viajou o país para participar de congressos e reuniões desse Movimento que permitiu a reforma universitária. José Silva também participou do Diretas Já, movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais, na ocasião o jovem teve a oportunidade que conhecer os ex-presidentes Tancredo Neves e José Sarney. O engajamento de José Silva nos movimentos estudantis desenvolveu a voracidade por livros permitindo que o processo de escrita desse revolucionário fosse aperfeiçoado a cada dia. Graças ao dom do jovem de escrever e a compatibilidade intelectual, ele conseguiu garantir a sobrevivência longe de casa através da realização de trabalhos acadêmicos para os colegas.
A época da faculdade de agronomia foi marcada, além de ideais e lutas, pela união com a atual esposa. Após três anos de namoro com Marinalva, José Silva se casou, meses antes de se formar. Com o diploma na mão e com os corações de Dona Francisca e do Sr. Jair cheios de orgulho, o jovem voltou para a cidade de Iturama.

 


Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede ser obtener información detallada sobre "Genérico Zitromax"? Más información personal sobre Kamagra disponible en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico forense si es alérgico a cualquier cosa.

Início na Emater e na luta com os agricultores


Após se formar em engenharia agrônoma pela Universidade Federal de Goiás, o jovem José Silva voltou para Iturama e começou a trabalhar em um escritório de agronomia. O contato com a terra, veio da época de menino, quando morou na zona rural e a técnica em lidar com essa fonte de sobrevivência dos anos dedicados ao curso. Duas bases que fizeram aumentar ainda mais o amor pela terra. José Silva, juntamente com um grande amigo da faculdade, abriu o Agroplan, escritório de consultoria em agronomia. Nessa época nasceu, além do negócio próprio, o filho do casal José Silva e Marinalva, o primogênito José Silva Soares Júnior. Na época, morando em Limeira, para tomar conta da filial da Agroplan, o agrônomo teve contato com os assentados do primeiro assentamento do Brasil, após a Reforma Agrária. A estrutura fundiária fez da Fazenda Barreiro uma enorme possibilidade para melhorar a vida de milhares de agricultores. José Silva estava lá, nos 1.130 hectares de terra que mudou não apenas essas vidas, mas também o caminho desse apaixonado pelas lutas sociais. Atuando no assentamento como agrônomo, José Silva conquistou a confiança das 130 famílias que receberam pouco mais do que a terra. Vivendo em habitações precárias e com o número reduzido de máquinas para a produção agrícola, muito precisou ser feito para que os assentados conseguissem produzir o próprio sustento. O encontro entre o jovem agrônomo e os líderes do assentamento, o permitiu a indicação para técnico da Emater/MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. José Silva foi selecionado devido a formação acadêmica, experiência com as questões relacionadas a terra e ao bom relacionamento com as famílias do assentamento Fazenda Barreiro. O extensionista juntamente com os produtores agrícolas trabalhou de sol a sol para garantir os direitos dessa gente marginalizada pela sociedade, por questões políticas e sociais. Marinalva então professora, é selecionada pela Emater/MG e vai para o assentamento. Trabalhando com os cuidados básicos das famílias e diretamente com as mulheres do local, virou além de esposa, a fiel companheira de trabalho de José.
O agrônomo fez mais do que desempenhar as funções de técnico da Emater, ele abraçou fervorosamente a causa da Reforma Agrária e a fez a bandeira de uma luta que o levou a uma audiência com o então Ministro da Agricultura. Momento esse que jamais será esquecido por José Silva, que fala desse encontro com um brilho nos olhos de quem sempre acreditou na Reforma Agrária como um movimento de transformação. Na oportunidade, José entregou ao Ministro um projeto que garantiu recursos para os produtores e levou esperança de uma nova realidade para essa gente que tanto lutou para conquistar um pedaço de terra. Outra alegria que veio nessa época foi o nascimento do segundo filho: Vinícius Martins.
Para José Silva mudanças são sempre bem-vindas, pois são decorrências de uma evolução que deve ser constante na vida do ser humano. Os anos de trabalho no assentamento fizeram com que o homem de fala tranquila e personalidade forte fosse promovido de técnico a supervisor local da Emater. A caminhada nesse Órgão do Governo estava apenas começando e logo, o extensionista ocupou o cargo de gerente regional e se mudou com a família para Uberaba. Sempre interessado em obter mais conhecimentos na área da agricultura, o representante da Emater, conseguiu uma bolsa e foi fazer uma especialização na França. Com a bagagem cheia de conhecimento e a alma de vontade de mudar a realidade do homem do campo, José criou o Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e fez da mão de obra do trabalhador rural o mais valioso bem da agricultura.
Nessa época o protagonista dessa história de lutas e conquistas passou a ser Zé Silva. A vontade de estar mais próximo do homem do campo fez com que esse extensionista começasse a escrever o nome que mais o identificava com os produtores rurais. Zé Silva, o homem que veio do campo, mas que o campo nunca deixou. Zé dos trabalhadores que nas mãos carregam as marcas da luta diária pela sobrevivência. Silva, não herança do pai Jair ou da mãe Francisca e sim de uma feliz coincidência que fez do homem do campo o homem da luta em nome dos brasileiros.

 


Por supuesto, hay algunos asuntos que ustedes son debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede obtener buenas calificaciones información personal detallada sobre "Genérico Zitromax"? Más información sobre todo Kamagra disponible en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.

Uma nova história para a Extensão Rural de Minas

 

2003

 

"Se eu deixar a presidência da Emater/MG hoje tenho certeza que construímos uma página nova na história da empresa." Zé Silva – presidente Emater/MG

 

O excelente trabalho na gerência regional do triângulo mineiro da Emater/MG levou Zé Silva a ser indicado pelo então Governador de Minas Gerais, Aécio Neves para a presidência da empresa. O extensionista chegou a Belo Horizonte, fez uma verdadeira transformação e escreveu uma nova história na empresa que hoje, é orgulho de todo mineiro. Com uma gestão "pé na estrada" e a valorização do ser humano, a Emater/MG se tornou uma empresa respeitada, reconhecida, bem avaliada e com desenvolvimento sustentável. Ferramentas e metodologias modernas de gestão, de forma a assegurar competência, regularidade e qualidade na prestação dos serviços foram implantadas com foco nos colaboradores, na qualidade de vida das famílias rurais e dos produtos que chegam à mesa dos consumidores.
A Emater-MG ganhou espaço no Estado, reduzindo as desigualdade entre as pessoas e as regiões e, especialmente, transformando Minas Gerais em um Estado mais igual, cada vez melhor para se viver e investir. A empresa tornou-se referência para Minas e para outros estados.
O tempo em que Zé Silva esteve à frente da Emater-MG foi marcado pela criatividade, inovação, determinação, planejamento, parcerias, resultados e melhoria de vida.
Sete anos como presidente registrou um grande crescimento e a empresa conquistou vários prêmios e mais de 80% de aprovação dos clientes, conforme comprovou uma pesquisa realizada pela Focus Pesquisa e Estratégia, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009.

Zé Silva implantou um Sistema Integrado de Gestão, o que possibilitou a modernização da empresa com um aumento no orçamento de R$ 79 milhões para R$210 milhões, ou seja, uma elevação de 165% no volume de recursos. Realizou um belo trabalho, conseguiu um acréscimo vigoroso no orçamento da empresa e a regularização de situações antigas, como a necessidade de um concurso público. Dentre todas as instituições do Estado de Minas, a Emater se destacou como "empreendedora, muito ousada e correta", palavras de Antônio Augusto Anastasia, na época vice-governador de Minas.
A Emater-MG atuou ainda em vários projetos especiais como o Minas Leite, Pró-Genética, Programa de Combate à Pobreza Rural no Estado de Minas Gerais, Territórios da Cidadania e Melhoria da Qualidade do Leite.
Na gestão de Zé Silva a empresa foi escolhida pela revista Globo Rural a Melhor do Brasil no setor de Desenvolvimento Agropecuário. A Emater/MG também recebeu outros prêmios, tais como: Prêmio Maria Regina Nabuco em Segurança Alimentar, Troféu Categoria Ouro (Primeiro Lugar), pela implantação do Programa Minas Sem Fome em Ribeirão das Neves; e o Prêmio Ser Humano, na Categoria Gestão de Pessoas, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH–MG) ao Projeto Inovar para capacitação de extensionistas.
Zé Silva foi premiado no Fórum de Líderes: primeiro lugar como Líder Empresarial de Minas Gerais e, em terceira colocação, Liderança Nacional do Setor de Agricultura e Pecuária (votação realizada junto ao universo de empresários e executivos de todo o Brasil). E os bons resultados do trabalho da empresa também puderam ser comprovados pelos números do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar): Minas Gerais subiu de quinto lugar na aplicação de recursos do Programa para o segundo.
Zé Silva foi também nomeado pelo ex-governador Aécio Neves, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais, membro do Conselho Estadual de Política Agrícola e gerente Estadual do Programa Minas Sem Fome, o que muito contribuiu para a atuação desse extensionista que tanto fez e faz pelo homem do campo.
Zé Silva não só transformou a Emater/MG, ele contribuiu para a mudança no cenário agrícola das Minas Gerais. Levou muito mais do que recursos para o meio rural, plantou uma esperança que até hoje é colhida pelos produtores rurais.

 


Por supuesto, hay algunos asuntos que ustedes son debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede ser obtener información adicional detallada sobre "Genérico Zitromax"? Más información personal sobre Kamagra disponible en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico de cabecera que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamentos. Antes de usar este medicamento, informe a su médico de cabecera si es alérgico a cualquier cosa.