Facebook

Twiiter
YouTube

Um novo caminho para agricultura mineira

 

Mais uma vez o deputado Federal Zé Silva assinou o Livro de Posse do Palácio do Governo de Minas Gerais, dessa vez como Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um reconhecimento do Governador Antônio Anastasia pela trajetória a favor do meio rural e atuação frente à Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego.
Na Seapa – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Zé Silva permaneceu apenas três meses (em função da necessidade de desincompatibilização para candidatura à reeleição) e deixou um novo caminho traçado para as futuras gestões a favor do setor, através da "Agenda Estratégica 2014/2030". Um novo direcionamento para agricultura de Minas Gerais foi traçado com base no diálogo entre os segmentos do setor agropecuário, com foco no desenvolvimento para a construção de políticas públicas sustentáveis.
Quando o então Secretário chegou ao décimo andar do prédio Gerais na Cidade Administrativa foi como chegasse em casa. Zé Silva foi recebido pelos companheiros da Emater e conhecidos das entidades vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele não poderia ter ficado mais à vontade para concretizar um trabalho que começou anos atrás, lá no Assentamento da Fazenda Barreiro em Iturama, triângulo mineiro, como técnico da Emater, depois Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais e da ASBRAER. Das presidências Zé Silva foi ao Congresso Nacional, como deputado federal, assumiu a pasta do Trabalho até chegar à Agricultura de Minas Gerais. Um presente recebido com muito orgulho mas também com muita responsabilidade por esse extensionista rural que foi criado no campo e sabe exatamente as reais necessidades do meio rural. Esteve pouco tempo mas não deixou de fazer o que se propôs quando aceitou o convite do Governador. Zé Silva não é um político de gabinete, ele é um homem que faz o Estado acontecer, por isso trabalhou muito, andou pelas Minas Gerais obtendo informações com os representantes do setor e construiu ações que o Estado apoiará para que a agricultura seja uma alavanca no desenvolvimento de Minas Gerais. O Secretário levou um modelo diferente até então implantado, fortalecendo a integração das vinculadas à Secretaria de Agricultura através de resultados, assim essas hoje possuem mais autonomia para utilizar os recursos disponibilizados e construir um Sistema de Governança. Na "Agenda Estratégica" constam ações de levantamento de terras devolutas do Estado, regulamentação dos documentos para acesso a políticas públicas do Governo do Estado e Federal, cidadania no campo, o crédito fundiário, as demandas da agricultura familiar e dos movimentos sociais, sistema de proteção ao leite para garantir os direitos do produtor e aumento na produtividade do café. Para o setor sucroalcooleiro uma política do governo federal que utilize menos a gasolina, incentivando mais as energias renováveis e para a agricultura familiar, melhor participação no mercado.
Pensar a médio e longo prazo foi o ingrediente utilizado à frente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Zé Silva planejou a agricultura até 2030 frente aos novos cenários regionais, nacional e internacional, com uma agenda de projetos e programas para superar os velhos e novos desafios, fazendo uma aliança entre indústria, setor produtivo e o Governo de Minas Gerais, gerando bons resultados para o setor.
"Cada homem tem seu lugar no mundo e no tempo que lhe é concedido. Sua tarefa nunca é maior que sua capacidade para poder cumpri-la." Como bem escreveu o poeta Guimarães Rosa, Zé Silva cumpriu o tempo que foi Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pouco foi o tempo, mas grande foi o feito para a agricultura mineira e para Minas Gerais.

 


Por supuesto, hay algunos asuntos que usted debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede ser obtener información detallada sobre "Genérico Zitromax"? Más información sobre Kamagra disponible en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar en cuenta medicamentos recetados, pídale a su médico de cabecera que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de compraría cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.