Facebook

Twiiter
YouTube

Início na Emater e na luta com os agricultores


Após se formar em engenharia agrônoma pela Universidade Federal de Goiás, o jovem José Silva voltou para Iturama e começou a trabalhar em um escritório de agronomia. O contato com a terra, veio da época de menino, quando morou na zona rural e a técnica em lidar com essa fonte de sobrevivência dos anos dedicados ao curso. Duas bases que fizeram aumentar ainda mais o amor pela terra. José Silva, juntamente com um grande amigo da faculdade, abriu o Agroplan, escritório de consultoria em agronomia. Nessa época nasceu, além do negócio próprio, o filho do casal José Silva e Marinalva, o primogênito José Silva Soares Júnior. Na época, morando em Limeira, para tomar conta da filial da Agroplan, o agrônomo teve contato com os assentados do primeiro assentamento do Brasil, após a Reforma Agrária. A estrutura fundiária fez da Fazenda Barreiro uma enorme possibilidade para melhorar a vida de milhares de agricultores. José Silva estava lá, nos 1.130 hectares de terra que mudou não apenas essas vidas, mas também o caminho desse apaixonado pelas lutas sociais. Atuando no assentamento como agrônomo, José Silva conquistou a confiança das 130 famílias que receberam pouco mais do que a terra. Vivendo em habitações precárias e com o número reduzido de máquinas para a produção agrícola, muito precisou ser feito para que os assentados conseguissem produzir o próprio sustento. O encontro entre o jovem agrônomo e os líderes do assentamento, o permitiu a indicação para técnico da Emater/MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. José Silva foi selecionado devido a formação acadêmica, experiência com as questões relacionadas a terra e ao bom relacionamento com as famílias do assentamento Fazenda Barreiro. O extensionista juntamente com os produtores agrícolas trabalhou de sol a sol para garantir os direitos dessa gente marginalizada pela sociedade, por questões políticas e sociais. Marinalva então professora, é selecionada pela Emater/MG e vai para o assentamento. Trabalhando com os cuidados básicos das famílias e diretamente com as mulheres do local, virou além de esposa, a fiel companheira de trabalho de José.
O agrônomo fez mais do que desempenhar as funções de técnico da Emater, ele abraçou fervorosamente a causa da Reforma Agrária e a fez a bandeira de uma luta que o levou a uma audiência com o então Ministro da Agricultura. Momento esse que jamais será esquecido por José Silva, que fala desse encontro com um brilho nos olhos de quem sempre acreditou na Reforma Agrária como um movimento de transformação. Na oportunidade, José entregou ao Ministro um projeto que garantiu recursos para os produtores e levou esperança de uma nova realidade para essa gente que tanto lutou para conquistar um pedaço de terra. Outra alegria que veio nessa época foi o nascimento do segundo filho: Vinícius Martins.
Para José Silva mudanças são sempre bem-vindas, pois são decorrências de uma evolução que deve ser constante na vida do ser humano. Os anos de trabalho no assentamento fizeram com que o homem de fala tranquila e personalidade forte fosse promovido de técnico a supervisor local da Emater. A caminhada nesse Órgão do Governo estava apenas começando e logo, o extensionista ocupou o cargo de gerente regional e se mudou com a família para Uberaba. Sempre interessado em obter mais conhecimentos na área da agricultura, o representante da Emater, conseguiu uma bolsa e foi fazer uma especialização na França. Com a bagagem cheia de conhecimento e a alma de vontade de mudar a realidade do homem do campo, José criou o Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e fez da mão de obra do trabalhador rural o mais valioso bem da agricultura.
Nessa época o protagonista dessa história de lutas e conquistas passou a ser Zé Silva. A vontade de estar mais próximo do homem do campo fez com que esse extensionista começasse a escrever o nome que mais o identificava com os produtores rurais. Zé Silva, o homem que veio do campo, mas que o campo nunca deixou. Zé dos trabalhadores que nas mãos carregam as marcas da luta diária pela sobrevivência. Silva, não herança do pai Jair ou da mãe Francisca e sim de uma feliz coincidência que fez do homem do campo o homem da luta em nome dos brasileiros.

 


Por supuesto, hay algunos asuntos que ustedes son debe considerar sobre los medicamentos. Actualmente más de quoter de hombres mayores de 50 años reportó algún grado de dificultades eréctiles. Por lo general, tanto los hombres como las mujeres sufren de problemas sexuales. Nuestro artículo se centra en "Genérico Zithromax". ¿Cómo puede obtener buenas calificaciones información personal detallada sobre "Genérico Zitromax"? Más información sobre todo Kamagra disponible en "Genérico Azitromicina". Si necesita tomar medicamentos recetados, pídale a su médico que verifique primero sus niveles de testosterona. Es seguro que debe tomar en consideración los efectos secundarios potencialmente graves antes de comprar cualquier medicamento. Antes de usar este medicamento, informe a su médico si es alérgico a cualquier cosa.